Breve será proibido o uso de petróleo!

Alterações Climáticas – a caminho de um novo tratado global

07-06-2009 22:21

Um documento que servirá de base ao tratado pós-Quioto que será acordado em Copenhaga no âmbito da Conferência sobre Alterações Climáticas da ONU em Dezembro está pela primeira vez na mesa de negociações.
No início de mais uma ronda de negociações antes da Conferência de Copenhaga onde se acordará um novo tratado global relativamente às Alterações Climáticas o responsável máximo das Nações Unidas está optimista. Com efeito Ivo de Boer afirmou “O momento político é o adequado para um acordo”, acrescentando “Não tenho qualquer dúvida de que a conferência sobre clima de Copenhaga em Dezembro produzirá um resultado”.
O secretário executivo da Convenção de Enquadramento das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas afirma que há, no entanto, ainda “quatro nozes a roer” pendentes: a transparência do processo de redução das emissões dos países industrializados até 2020, a transparência dos esforços de limitação do crescimento das emissões dos países em desenvolvimento; o financiamento estável concedido aos países em vias de desenvolvimento pelas nações industrializadas para que mitiguem os efeitos das alterações climáticas e se adaptem; e um “regime de governo”.
Esta é a segunda ronda de negociações sobre Alterações Climáticas da ONU, que conta com 4000 participantes entre delegados de governos de 182 países e representantes de empresas e da indústria, organizações ambientalistas e instituições de investigação.
Segundo Ivo de Boer, “esta é a primeira vez que há um texto concreto na mesa que pode servir de base para que os governos comecem a delinear o tratado que será acordado em Copenhaga”. No entanto, e como é o caso de todos os textos sujeitos a negociação o esboço do protocolo pós – Quioto (que expira em 2012) está longe de estar finalizado.
A próxima reunião pré-Copenhaga decorrerá entre 10 e 14 de Agosto em Bona, seguindo se lhe um encontro em Banguecoque entre 28 de Setembro e 9 de Outubro e, finalmente uma reunião em Barcelona entre 2 e 16 de Novembro.

Fonte: Inter Press Service
Filipa Alves

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode