Breve será proibido o uso de petróleo!

G8: acordo sobre redução de emissões em 80% até 2050

08-07-2009 23:23

O G8 prometeu hoje reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 80 por cento até 2050 para limitar o aquecimento global a dois graus Celsius, segundo uma declaração conjunta a aprovar no final da cimeira.

Os dirigentes dos oito países mais industrializados propõem também que, em paralelo com o compromisso do G8, as emissões a nível mundial sejam reduzidas em 50 por cento até 2050, tendo como referência os níveis de 1990.

Na declaração, os dirigentes reunidos em Itália dizem reconhecer "o alerta científico" segundo o qual a temperatura não deve aumentar mais de dois graus Celsius.

"Este desafio mundial só pode ser alcançado com uma acção mundial, por isso reiteramos a nossa vontade de partilhar com todos os países o objectivo de redução de pelo menos 50 por cento das emissões mundiais até 2050 (...) Apoiamos igualmente o objectivo de redução das emissões de gases com efeito de estufa nos países desenvolvidos em 80 por cento ou mais até 2050, em relação a 1990 ou a anos mais recentes", diz o documento.

Os oito países mais industrializados representam 13 por cento da população mundial e 40 por cento das emissões globais de gases com efeito de estufa.

É a primeira vez que o G8 se entende quanto a um limite máximo para o aquecimento global e também é a primeira vez que é adoptado um objectivo destinado aos países industrializados, considerados os grandes responsáveis pela poluição da atmosfera.

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode