Breve será proibido o uso de petróleo!

Mudança climática ameaça afectar produção agrícola

20-06-2009 00:11

A rápida elevação nas temperaturas mundiais poderá levar vantagem sobre os esforços dos agricultores em manter a produção, dizem especialistas que pedem verbas para desenvolver novas culturas e congelar as linhagens resistentes ao calor desenvolvidas ao longo dos séculos passados.

Um estudo da Stanford University a ser publicado estima que os períodos de cultivo africanos para os alimentos básicos do continente - milho, painço e sorgo - serão mais quentes em nove de cada dez anos até 2050.

Os produtores podem fazer adaptações mudando os tempos de cultivo ou usando variedades novas, mas o ritmo da mudança exigirá uma ajuda extra, conclui o estudo na revista Global Environmental Change.

"Para a maioria dos produtores da África, o aquecimento rapidamente tomará conta do clima, não apenas para além da variação da experiência pessoal deles, mas também para além da experiência de outros produtores de seus países", afirmou o estudo, cujos autores são de Stanford e do Global Trust Diversity Trust.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Europeia revisaram recentemente os impactos da mudança climática.

A Casa Branca publicou um relatório prevendo que ondas de calor, enchentes, secas e pestes danificarão as plantações e concluiu, por exemplo, que a produção de amoras poderá se tornar impraticável na área central da Costa Leste até 2050.

A Grã-Bretanha disse que serão "inevitáveis" verões 2 graus Celsius mais quentes no sul da Inglaterra até a década de 2040 e citou uma pesquisa com produtores indicando que metade deles já sofre os efeitos.

A comissão executiva da União Europeia indicou em Abril uma pesquisa mostrando efeitos positivos para os próximos 30 anos -- por exemplo, Invernos mais amenos -- mas efeitos negativos cada vez maiores com o passar do tempo. "A magnitude das mudanças climáticas pode exceder a capacidade de adaptação de muitos produtores", disse ela.

O desenvolvimento de safras mais resistentes, por exemplo, envolve uma década ou mais de culturas ou de desenvolvimento de variedades novas, até que elas cheguem às mãos dos agricultores.

Reuters

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode