Breve será proibido o uso de petróleo!

Pegada ecológica foi ultrapassada

25-09-2009 21:45

Nos primeiros nove meses de 2009 foram consumidos todos os recursos que a natureza pode regenerar num ano, tendo-se ultrapassado hoje a biocapacidade disponível, revelam dados de uma organização internacional.

A pegada ecológica - que traduz a quantidade de terra e água necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população - foi calculada pela Footprint Network, uma organização que mede os recursos disponíveis na natureza e o tempo necessário para a sua reposição.

Este ano, a quantidade de recursos que podiam ser consumidos e regenerados foi ultrapassada hoje, segundo a organização.  

"Em menos de 10 meses utilizámos a quantidade de recursos que a natureza demora 12 meses a gerar. As alterações climáticas são o resultado mais drástico deste despesismo ecológico contínuo", refere a organização num comunicado divulgado.

Outros problemas, decorrentes da ultrapassagem da pegada ecológica, são a perda da biodiversidade, redução das florestas, declínio da pesca, erosão do solo e menos disponibilidade de água doce.

A organização explica que o planeta, tal como qualquer empresa ou família, tem um orçamento e só pode produzir por cada ano uma certa quantidade de recursos e absorver um montante de resíduos. O problema é que a procura dos recursos da natureza excede a sua capacidade de regeneração.

Diário de Notícias

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode