Breve será proibido o uso de petróleo!

Área de gelo do tamanho de Nova Iorque colapsa na Antárctica

07-06-2009 22:08

Uma área com cerca de 700 quilómetros quadrados, aproximadamente do tamanho de Nova Iorque, ruiu na Plataforma Wilkins, na Antárctica, e dividiu-se em vários icebergs. A comunidade científica acredita que este colapso é consequência do aquecimento global.

"A frente norte da plataforma de gelo Wilkins tornou-se instável e os primeiros icebergs começaram a cair,” explicou à Reuters a glaciologista Angelika Humbert, da Universidade de Muenster, na Alemanha. O aparecimento destes icebergs foi registado por um satélite da Agência Espacial Europeia.

No início deste mês, uma ponte de gelo que ligava uma vasta região gelada do tamanho da Jamaica a uma pequena ilha também colapsou. Humbert estima que a plataforma Wilkins poderá perder um total de 800 a 3000 km quadrados após a queda dessa ponte.

O Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês) considera que esta tendência de degelo é fruto do aquecimento global.

A temperatura na Península Antárctica aumentou pelo menos três graus Celsius nos últimos 50 anos e a plataforma Wilkins já diminuiu cerca de um terço da sua área inicial de 16 mil km quadrados.

Os icebergs não aumentam de forma significativa o nível do mar, pois o gelo flutua e já está em grande parte submerso. Mas os cientistas temem que o seu colapso contribua para que mantos de gelo no solo se movimentem de forma mais rápida, acrescentando mais água nos mares.

Hoje reúne-se o Conselho do Árctico, em Tromsoe, no Norte da Noruega. Este encontro junta representantes de nações com territórios no Árctico, para debater o impacto do degelo naquela região.

Publico

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode