Breve será proibido o uso de petróleo!

Portugal vai comprar créditos de carbono à Letónia

15-10-2009 19:33

O Fundo Português de Carbono vai comprar quatro milhões de dióxido de carbono equivalente à Letónia, ao abrigo do Protocolo de Quioto. Estes créditos permitirão ao país cumprir os seus compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Este será o primeiro investimento do Fundo Português de Carbono num país da União Europeia ao abrigo dos chamados “green investment schemes”, ou seja, através de um programa de consignação do montante investido – neste caso na Letónia – em projectos de eficiência energética, energias renováveis e gestão de resíduos, explica o Ministério do Ambiente.

"Este investimento desencadeia ainda uma parceria económica entre Portugal e a Letónia, que será agora desenvolvida, e que pretende identificar oportunidades de negócio conjuntas entre empresas portuguesas e letãs nas áreas da eficiência energética, energias renováveis e gestão de resíduos", adianta o Governo.

Segundo uma nota do Ministério do Ambiente, com este investimento, o Fundo Português de Carbono atinge cerca de 127 milhões de euros de compromissos distribuídos pela aquisição de créditos de carbono ao abrigo dos mecanismos de mercado do Protocolo de Quioto (115 milhões de euros) e pelo apoio a reduções de emissões nacionais (11.9 milhões de euros).

Público

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode